A Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) e o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Patos e Região (SINDACSE), representado pelo seu presidente Bosco Valadares, estiveram nesses últimos vinte dias em intensas atividades em defesa dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de todo Brasil, especialmente de Patos e região. As atividades iniciaram na 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília e terminaram no 37º Congresso Nacional do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) em Goiânia, capital de Goiás.

Nessas atividades foram apresentadas várias pautas dos ACSs e ACEs para as autoridades na campanha do Plano Plurianual Participativo (PPA). “A CONACS foi vitoriosa com sua proposta, obtendo mais de 95.731 mil votos e isso consolida a pauta dos profissionais junto ao Governo Federal. Essas pautas estarão no orçamento público federal e isso é importante”, disse Bosco.

Ele também destacou que a proposta de aposentadoria especial das duas categorias com paridade, integralidade também foi apresentada ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que na oportunidade criou o Grupo de Trabalho (GT) e em breve apresentará a proposta do governo ao Congresso Nacional e a CONACS já trabalha para consolidar todas essas pautas, além de garantir mais 200 mil vagas para a formação técnica das duas categorias administrativas. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou no Congresso do CONASEMS que o ministério garantirá a continuidade da formação técnica das categorias. “Foi importante essa participação da CONACS e do SINDACSE em todos esses fóruns para avançar na luta, avançar nos direitos. O SINDACSE se consolida como uma entidade sindical que faz a defesa real dos trabalhadores de todo o Brasil, especialmente de Patos e região. Renovamos os votos e a disposição de continuar lutando pelos direitos de todos os ACSs e ACEs de Patos e região”, concluiu.

Veja vídeo:

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário