A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 124/2023 que denomina de Euclides Pinheiro Guedes o Centro de Comercialização de Animais e Produtos Agropecuários de Patos que está sendo construído nas proximidades do Matadouro Público, localizado na Região Nordeste do município. Votada nesta quinta (03.08) em 2º e última votação, a matéria, de autoria da vereadora Tide Eduardo (Republicanos), foi aprovada por unanimidade. “Fui procurada por pessoas próximas de Seu Euclides e, após um levantamento de sua trajetória como agropecuarista e produtor rural, constatei que a homenagem seria justa. Daí a iniciativa de apresentar esse projeto.”, relatou a parlamentar.

Obras

A ordem de Serviço das obras do Centro de Comercialização de Animais e Produtos Agropecuários de Patos foi assinada no último dia 17 de julho pelo prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), durante solenidade que contou com as presenças do Secretário de Agricultura do município, Ferré Maxixe; do administrador da Feira de Gado, Zezão da Boiadeia; presidentes de associações rurais; da presidente da Câmara, Tide Eduardo e de outros vereadores. A obra está orçada em R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais) e serão custeadas pelo Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, com contrapartida do município.

Euclides Pinheiro Guedes

Natural da cidade de Pocinhos, Euclides Pinheiro Guedes nasceu no dia 08 de junho de 1908. Filho de fazendeiro, desde a infância conviveu com agropecuaristas e com as dificuldades enfrentadas pela atividade, em especial a escassez de chuvas comuns no Nordeste.

No início da década de 1940 saiu do Cariri e veio para o Sertão para trabalhar como gerente de minas, na exploração de scheelita no Seridó, se afastando da agropecuária. Em 1944 casou-se com a senhora Maria José de Medeiros, filha de Ezequiel Benigno de Medeiros, grande proprietário de terras localizadas entres o municípios de Patos e São Mamede, portanto, herdeira dessas terras, dentre elas a fazenda Ligeiro, que Euclides passou a administrar e, mais tarde, adquiriu outras áreas no seu entorno, entre elas, a fazenda Serrota.

Euclides Pinheiro Guedes faleceu no dia 11 de abril de 1995 aos 77 anos. Desses, 50 anos dedicados a agricultura e pecuária, destacando-se, ainda, como um dos grande produtores de algodão do Sertão paraibano, até a chegada da praga do bicudo, na década de 1980.

CM

Deixe seu comentário