A palestra da OAB aconteceu na recepção do hospital e também na sala de quimioterapia.
Compartilhe!

Os pacientes em tratamento contra o câncer têm direitos sociais que muitas vezes não são usufruídos por puro desconhecimento, a exemplo dos benefícios como auxílio-doença, tratamento fora de domicílio, saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. E foi para conversar sobre isso que os representantes da OAB seccional Patos estiveram, nesta terça-feira (31), no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro para conversar com os pacientes que fazem tratamento de câncer no Hospital do Bem.

A ação, que fez parte da programação do Outubro Rosa da unidade, marcou também o encerramento das comemorações alusivas ao mês. Além da palestra, as pacientes também puderam relaxar com momentos e ações de beleza, proporcionados pelas alunas do curso de Estética da Escola Santo Expedito.

A diretora-administrativa do hospital, Brenna Nóbrega, fez a abertura do momento reiterando a importância de os pacientes oncológicos tomarem conhecimento de seus direitos sociais. “Queríamos encerrar essa programação com algo que fosse muito importante para nossos pacientes e tomar conhecimento de seus direitos é algo muito valioso”, reforçou. O presidente da OAB Patos, Fred Igor Gomes, falou em seguida detalhando quais são os direitos sociais e como proceder para ter acesso aos benefícios. A ação aconteceu na recepção e também para os pacientes que estavam fazendo quimioterapia.

A paciente Maria Deanne Medeiros fez sua última sessão de quimioterapia neste dia 31 de outubro e agradeceu a assistência recebida na unidade. “Eu sou muito grata a essa equipe, desde a recepção passando pela equipe de enfermagem, os médicos, a fisioterapia, a assistente social. Meu tratamento está sendo concluído com sucesso também graças aos cuidados que recebi aqui”, disse ela, que também teve a oportunidade de ter acrescido em seu tratamento a laserterapia. “O tratamento dentário com a laserterapia foi muito importante e fez uma diferença enorme no meu bem-estar. Só tenho que agradecer por tanto cuidado e onde eu for vou falar bem deste hospital, dos serviços e das pessoas daqui”, complementou.

A paciente Márcia Garrido da Silva, da cidade de Sousa, faz tratamento contra um câncer de mama e destacou a boa acolhida que sempre recebe no hospital. “Essa forma de nos atender aqui é maravilhosa. Muitas vezes a gente não chega bem e a forma como a gente é recebida, com um sorriso, um abraço, faz toda a diferença para a gente enfrentar o tratamento e essa ação de hoje foi muito boa, melhorou muito nossa autoestima”, afirmou.

O diretor-geral da unidade, Francisco Guedes, lembrou que durante todo o mês de outubro foram realizadas ações direcionadas para pacientes, acompanhantes e funcionários. “Além das atividades lúdicas e educativas, ofertamos mais exames específicos, a exemplo de mamografias, papanicolau e ultrassonografias, entre outros. Tudo isso reforçando a importância dos cuidados e da prevenção”, destacou. Em outubro, o hospital ofertou 1.200 mamografias, mil ultrassonografias e outras mil consultas com mastologista. A oferta dos exames continuará até para que totalidade deles seja utilizada.

Além da oferta de exames, ao longo mês de outubro, diariamente houve atividades alusivas ao Outubro Rosa no Hospital do Bem. Foram rodas de conversa, palestras, musicoterapia, momentos de beleza, dançoterapia, ventosaterapia, massagens facial e corporal, distribuição de material educativo, entre outras ações desenvolvidas em parceria com a UNIFIP e Colégio Santo Expedito. As ações objetivaram chamar atenção para a importância da prevenção, proporcionando momentos memoráveis aos pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade.

Assessoria

Deixe seu comentário