Compartilhe!

O final de ano, sobretudo o mês de dezembro, foi marcado pelo aumento no número de casos de Covid-19 na Paraíba, e Patos não ficou de fora das estatísticas. Apesar de não falar em números, o secretário de Saúde do Município de Patos, Leônidas Medeiros, confirmou o crescimento de pessoas positivadas.

Leônidas revelou que no mês de dezembro de 2023 houve um crescimento significativo nos casos da doença em Patos, no entanto, o secretário frisou que graças à imunização da população, os casos foram, em sua grande maioria, assintomáticos ou com sintomatologia leve, sem necessidade de internação ou utilização de aparelhos de ventilação mecânica.

“No mês de dezembro, final do ano de 2023, nós tivemos um aumento significativo nos casos de Covid, não só no município de Patos, mas em toda a Paraíba, porém, graças a Deus e graças a vacina, que hoje quase todo o Brasil está devidamente vacinado, esses casos são quase que absolutamente assintomáticos ou com sintomatologia leve. Então, não são casos de internação, de utilização de aparelhos de ventilação mecânica, e tivemos assim alguns óbitos, mas quase que em sua totalidade eram de pessoas com comorbidades graves ou com idade avançada”, comentou.

No estado, o mês de dezembro também representou o período de tempo com o maior número de casos de Covid-19 no ano na Paraíba. Ao todo foram 3.594 casos confirmados da doença, sendo que a maioria deles são considerados casos leves (3.512). 82 pessoas estão atualmente internadas como Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19, o que é o maior valor desde junho.

No entanto, não há internações em Patos, segundo informou o diretor técnico do Complexo Hospitalar Regional de Patos, médico Pedro Augusto.

O médico ressaltou ainda que a prevenção continua sendo a melhor abordagem e instou a população a adotar medidas de proteção, especialmente durante o período de Carnaval.

Outro dado importante é que ao todo foram 16 mortes confirmadas no último mês do ano passado no Estado. Outros 11 óbitos ainda estão sendo investigados.

As mortes que aconteceram no estado foram em nove cidades diferentes, mas nenhuma delas na cidade de Patos.

O secretário informou que o município de Patos vem realizando a vacinação para covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ressaltou a determinação do Ministério da Saúde sobre a inclusão da vacina dentro do calendário de rotina vacinal das crianças de 6 meses a 5 anos, bem como para as pessoas com comorbidades.

Já o médico Pedro Augusto chamou atenção para a proximidade das festividades carnavalescas, alertando em especial aqueles que apresentam sintomas gripais ou de virose. Ele recomendou que essas pessoas tenham cuidados rigorosos, adotando medidas como o uso de máscaras.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus com Patosonline.com

Deixe seu comentário