Há um ano, após a vitória do presidente Lula, a Constituição Federal foi violentamente desrespeitada por aqueles que não aceitaram os resultados das eleições de 2022. Chegaram à capital federal, Brasília, grupos da extrema direita de todo Brasil e depredaram os principais órgãos públicos federais. As cenas foram as mais lamentáveis. Hoje, 08 de janeiro de 2024, Lenildo Morais ressaltou nesta manhã, em suas redes sociais, a importância de fortalecer a democracia brasileira e a ação dos órgãos federais.
“Tentaram dar um golpe em nosso país. A nossa democracia ficou arranhada, tentaram assumir o poder a qualquer custo e queriam destituir um governo legitimamente eleito e nós não podemos esquecer o que aconteceu em 08 de janeiro de 2023, portanto, temos que celebrar a vitória da democracia”, ressalta.
O ex-prefeito de Patos, hoje diretor executivo na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), destacou ainda a ação dos órgão federais no combate aos atos golpistas que ocorreram no ano passado.
“A democracia venceu, portanto, vamos celebrar a mobilização dos órgãos de governo, como o poder judiciário, legislativo e executivo fizeram com que não houvesse o golpe em 08 de janeiro de 2023”, finalizou.
Atos antidemocráticos de 08 de janeiro de 2023
No dia 08 de janeiro de 2023, por volta das 13h, horário de Brasília, cerca de 4 mil radicais da extrema direita saíram do Quartel-General do Exército e marcharam em direção à Praça dos Três Poderes. Em conflito com a Polícia Militar do Distrito Federal, a multidão rompeu a barreira de segurança estabelecida por forças da ordem e depredou o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). O STF considerou que os acontecimentos foram atos de terrorismo.
Veja vídeo:
Assessoria