Monalisa Lins foi fotógrafa do Estadão e atuou também como contadora de histórias. Foto: Facebook/Reprodução/@monalisa.lins.1
Compartilhe!

Morreu nesta segunda-feira, 22, a fotógrafa, artista, contadora de histórias e pesquisadora Monalisa Lins, aos 52 anos, vítima de câncer. Mona, como também era conhecida, trabalhou no Estadão, antes de fundar um laboratório de narração de histórias.

“Moninha nos deixou hoje. Agora pouco, pela manhã. Partiu para uma viagem fora do combinado. Foram cinco anos desde que descobrimos e combatemos a sua doença. Agora, vai contar as suas histórias no céu e continuar brilhando”, escreveu o companheiro e também fotógrafo Evelson de Freitas.

Mona gostava de se apresentar como “artista da palavra”. Foi fundadora do grupo Histórias em Movimento, criado em 2012 com a proposta de levar contos, brincadeiras populares e literatura para pessoas de baixa renda. Entre 2015 e 2021, fez parte do Laboratório Experimental de Artes da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), onde foi coordenadora do núcleo Narração de Histórias.

Trabalhou também com a formação de professores direcionada à arte de contar histórias e no preparo de voluntários em empresas para atuarem em ações sociais em hospitais, abrigos e outros equipamentos comunitários.

Antes, Monalisa Lins trabalhou com as câmeras e com lentes. Foi fotojornalista do Estadão, onde ficou até o ano de 2008.

“Quando entrei no jornal, em 2002, a equipe de fotógrafos era composta de grandes nomes da fotografia brasileira: Vidal Cavalcante, Agliberto Lima, Robson Fernandjes”, lembra Tiago Queiroz.

Veja a matéria completa no MSN.

MSN

Deixe seu comentário