Compartilhe!

A sexta doação de órgão registrada este ano pela Central Estadual de Transplantes aconteceu no início da manhã desta quinta-feira (8), no Hospital de Trauma de João Pessoa. Essa já é a quarta doação realizada na unidade este ano. O paciente doador foi um homem de 51 anos, que deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital no último sábado (3). Foram doados o fígado, para um receptor paraibano de 19 anos, e as córneas, que inicialmente passam por uma avaliação no Banco de Olhos, para posterior transplante.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, salienta que, no Brasil, a doação de órgãos só é efetuada mediante autorização familiar. Portanto, mesmo que alguém tenha expressado o desejo de ser doador em vida, a doação só ocorre se a família concordar. “Por isso, conscientizar a população é de grande importância para ajudar a reduzir mitos e medos em torno desse gesto, uma vez que o papel dos familiares nesse contexto é fundamental, pois só eles podem liberar a doação. Desse modo, a pessoa que tiver o desejo de doar deve comunicar à família, conscientizando-a para que  compreenda e compartilhe a relevância da doação de órgãos”, explicou.

De acordo com o setor de estatística da Central, a Paraíba já registrou este ano a realização de 30 transplantes, sendo 22 de córneas, um de coração, quatro de rim, e três de fígado.

SECOM-PB

Deixe seu comentário