Natural de São Bento, no Sertão paraibano, Silvana Fernandes, de 26 anos, ganhou mais uma medalha para o Brasil nessa sexta-feira (30) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Na modalidade Parataekwondo Feminino até 57 kg K44, a atleta disputou o bronze e venceu a cazaque Kamilya Dosmalova por 28 a 3, conquistando mais uma medalha para o Brasil e sagrando-se a primeira mulher medalhista paralímpica paraibana nesta modalidade.
A preparadora física de Silvana Fernandes, Priscila Cartaxo, que também é sertaneja, da cidade de Cajazeiras, conversou com o Diário do Sertão e falou da emoção da conquista.
“Estamos muito felizes por mais essa conquista. Estou com Silvana desde um pouco antes de Tóquio, desde o classificatório. Estamos juntas nesse trabalho há aproximadamente 6 anos e se Deus quiser virão ai mais três paralimpíadas, e quem sabe na próxima em Los Angeles a gente não traga o Ouro para cá”, disse a cajazeirense.
História
Silvana foi revelada através dos jogos escolares em João Pessoa. Ao disputar a modalidade de lançamento de dardo no atletismo, a são-bentense foi vista por um olheiro do Comitê Paralímpico Brasileiro, o qual lhe fez o convite para conhecer o Parataekwondo. A partir de então, Silvana só cresceu dentro do esporte e hoje é a 1° do ranking mundial, medalhista Paralimpica em Tokyo 2020, Bicampeã Mundial 2021/23, Bicampeã Parapanamericana e Pentacampeã em Grand-Prix.
Luiz Adriano – Diário do Sertão