Fumaça provocada por queimadas de mato e de lixo acumulado tem causado transtornos em Patos, principalmente por causar problemas respiratórios em crianças e idosos. O problema foi debatido pelo vereador sindicalista Zé Gonçalves (PCdoB) que apontou locais onde o problema é crítico.
De acordo com ele, verifica-se a situação no Alto da Tubiba, com muito lixo e matagal em várias áreas. Na avenida José Gaspar, logo após o posto de combustível, “não tem quem passe ali, o mato está tomando de conta da própria avenida”, denunciou.
O problema tem sido observado também nos Sapateiros e na Vista Serrana I e II, conforme o parlamentar mirim, e, para piorar a situação, colocam fogo nos entulhos.
Zé Gonçalves citou como locais problemáticos ainda o Residencial Itatiunga, a Vila Mariana, as Sete Casas, o Jardim Colonial, o Jardim Magnólia, Bairro dos Estados, Novo Horizonte, Luar de Angelita, Maternidade, Santa Clara e o Conjunto Zé Mariz.
“São áreas que recebemos constantemente reclamações de que estão tocando fogo e causando problemas de saúde, especialmente em crianças e em pessoas idosas”, reiterou.
Em relação ao lixo, Zé Gonçalves disse que não se pode responsabilizar apenas a Prefeitura, a população precisa também fazer a sua parte e não jogar lixo em local inadequado. Ele sugeriu que a coleta em bairros mais populosos aconteça diariamente e não de dois em dois dias.
O parlamentar mirim reconheceu que ocorrem problemas de diversos tipos com o lixo, citando os cães que espalham em busca de comida e as metralhas de construção que são deixadas em locais de coleta de lixo comum, e no caso desta última, falta fiscalização por parte dos órgão responsáveis.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com