Na Paraíba, um homem foi alvo de uma operação na manhã desta quarta-feira (25). A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, localizada no município de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa.
De acordo com a polícia, o suspeito vinha baixando conteúdo de abuso sexual infantil há muitos anos, e durante a abordagem, ele não negou o armazenamento.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/9), a Operação Terabyte, com o objetivo de identificar e prender indivíduos envolvidos no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil na internet. A operação está sendo realizada em colaboração com as Polícias Civis de diversos estados, em uma ação coordenada para combater crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Foram emitidos 141 mandados de busca e apreensão em todas as unidades federativas do Brasil, sob a orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Federal. Mais de 750 policiais participam da operação, com apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI), demonstrando a parceria internacional no enfrentamento desse tipo de crime.
A operação Terabyte, cujo nome faz referência a uma grande unidade de armazenamento de dados, reflete o foco na investigação de criminosos que possuem ou distribuem grandes volumes de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. O objetivo central é promover a integração entre as forças policiais federais e estaduais, reforçando o compromisso com a proteção da dignidade sexual de menores.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, a Polícia Federal já cumpriu 1.291 mandados de prisão relacionados a abusadores sexuais, demonstrando o empenho no combate a esses crimes. Além disso, a operação busca alertar pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar as crianças, tanto no ambiente virtual quanto no físico, como forma de prevenção contra abusos sexuais.