A escolta da combinação veicular que transporta o segundo transformador de energia eólica reiniciou o seu deslocamento hoje (12), às 6h30, e se encontra, após o km 78 da BR 230, sentido Campina Grande.
Durante o deslocamento, haverá parada para liberação do trânsito para escoamento do fluxo de veículos retidos. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) recomenda que, se possível, os usuários da rodovia que planejam fazer o trajeto João Pessoa – Campina Grande antecipem ou adiem o seu deslocamento, pois haverá lentidão.
A previsão hoje é deslocar até o km 112 da BR 230, o acesso à cidade de Juarez Távora, concluindo às 16h.
Sobre o transformador
O transformador tem 250 toneladas, 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Ele foi produzido na China e transportado ao país pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.
Ele será transportado por uma carreta com 113,7 metros de comprimento, a uma velocidade média de 7 km/h. Todo o comboio (carreta + transformador) pesa 600 toneladas.
Para que serve o equipamento?
Segundo a CTG Brasil, o equipamento tem como função transformar energia eólica em elétrica, levando tal tipo de energia para o sistema elétrico nacional. O equipamento foi produzido na China e chegou ao país por meio de navio.
Sobre o Complexo Eólico
O Parque Eólico Serra da Palmeira será composto por 108 aerogeradores e uma potência instalada de 648 MW, capacidade suficiente para abastecer até 1,7 milhão de pessoas, segundo a CTG Brasil. Conforme a empresa, contribuirá “significativamente para a matriz energética renovável do país”.
Mônica Melo – ClickPB