17 municípios da Paraíba estão sob alerta laranja de chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde a madrugada, a Região Metropolitana da capital enfrenta chuvas intensas, com os primeiros pontos de alagamento sendo registrados na manhã desta quinta-feira (15). Confira abaixo a lista de cidades sob alerta laranja.
Mesmo com a forte chuva, foram registrados poucos problemas no trânsito da capital paraibana. No Centro, o Túnel Damásio Franca precisou ser interditado por causa do acúmulo significativo de água na saída, e os veículos foram redirecionados para a Avenida General Osório.
Na Avenida Valdemar Naziazeno, que fica ao lado da Central de Polícia, pontos de alagamento dificultaram a passagem de veículos. Já nas proximidades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), também na região central, houve um leve acúmulo de água, mas o trânsito permaneceu fluindo normalmente.
O alerta de perigo começou às 18h desta quarta-feira (14) e segue válido até as 10h da quinta-feira (15). Segundo o Inmet, estão previstas chuvas com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidades que variam entre 60 e 100 km/h.
Entre os riscos estão alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios. O Inmet orienta a população a:
- Evitar enfrentar o mau tempo;
- Observar alterações nas encostas;
- Se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Em caso de inundação ou situação semelhante, proteger os pertences com sacos plásticos.
Mais cedo, na manhã de quarta-feira (14), o alerta era de nível amarelo, com perigo potencial de chuvas intensas em 23 municípios do litoral, mas foi elevado para laranja.
Veja lista de cidades sob alerta de chuvas:
- Alhandra
- Baía da Traição
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Capim
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- João Pessoa
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mataraca
- Pedras de Fogo
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita






