Em uma sessão especial realizada na Câmara Municipal de Cajazeiras, no Sertão do Estado, na noite desta sexta-feira (16), o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, apresentou um panorama detalhado sobre o projeto do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, que será implantado na cidade. A iniciativa integra a estratégia do Governo da Paraíba para descentralizar os polos de desenvolvimento e inovação, impulsionando o Sertão.
A sessão foi proposta pelo vereador Alysson Américo (Alysson Voz e Violão – PSB), com participação do deputado estadual e líder do governo, Chico Mendes (PSB), e reuniu representantes da sociedade civil, universidades, setor produtivo e instituições de fomento.
Durante sua fala, o secretário Claudio Furtado reforçou que um parque tecnológico é muito mais do que um espaço físico, é um ecossistema que articula governo, academia e empresas, com o objetivo de gerar soluções reais para os desafios econômicos e sociais da região.
“Eu vim aqui para compor a montagem de um grupo de trabalho onde participem todas as instituições de ensino; o pessoal que representa o setor produtivo, as indústrias, o comércio, as empresas de base tecnológica, para que a gente possa começar a pensar e focar nas vocações daqui para poder fomentar através de editais que a Nossa Fundação de Amparo à Pesquisa solta, periodicamente, em diversas áreas; fomentar os chamados hackathons, os desafios, em áreas que venham resolver problemas dos municípios, pata fazer com que ideias e protótipos possam levar à criação de empresas, de CNPJ’s, de startups”.
Em seu discurso, o deputado estadual Chico Mendes lembrou da história de luta pela educação do deputado federal Edme Tavares, que há 10 anos nos deixou. Chico também destaca a liderança do governador João Azevêdo (PSB) na implantação do Parque Tecnológico em Cajazeiras.
“O governador João demonstra que tem vontade e compromisso e eu não tenho dúvida de que nós vamos, sim, fazer esse movimento e implantar nosso Parque Tecnológico do Sertão em Cajazeiras. Ninguém quer tomar nada de ninguém, mas é porque Cajazeiras tem todos os pré-requisitos para receber essa tão importante ação, esse tão importante instrumento de desenvolvimento regional”.
Outras autoridades usaram da palavra, a exemplo dos professores do IFPB Campus Cajazeiras, Daladier Júnior e Eva Campos; do professor João Paulo, do UNIFSM; além do diretor do IFPB, Cajazeiras, Abinadabe Andrade e professor e diretor do HUJB, Luiz Jardelino, representando a UFCG.