A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), cumpriu sete mandados de prisão — seis preventivos e um referente a condenação definitiva — em desfavor de R.S.A., de 34 anos, conhecido como “Boró”.
O investigado é apontado como responsável por múltiplos homicídios no Sertão paraibano, além de chefiar uma organização criminosa com atuação concentrada no município de Santa Luzia.
A prisão ocorreu em ação conjunta entre a Polícia Civil da Paraíba, por meio da DHE de Patos e da Unintelpol, e a Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio da 55ª DP, 63ª DP, Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) e Subsecretaria de Inteligência (SSINTE). O alvo foi capturado por volta das 5h30 da manhã desta terça-feira, 20/05, na cidade de Queimados, no estado do Rio de Janeiro.
Foragido da Justiça paraibana há mais de 12 anos, R.S.A. iniciou sua trajetória criminosa como matador de aluguel no Sertão da Paraíba e, posteriormente, passou a comandar uma facção criminosa responsável por diversos crimes graves na região.
Ele é um dos principais articuladores da guerra de facções que se instalou em Santa Luzia, provocando uma série de homicídios no município.
O investigado vinha sendo monitorado há nove meses pela Polícia Civil da Paraíba, e, por meio de técnicas avançadas de investigação, foi possível localizar seu paradeiro no estado fluminense.
Durante a prisão, ele foi autuado em flagrante pelo crime de uso de documento falso, ao apresentar identidade falsa às equipes policiais.
A captura integra a “Operação Colosso” e representa a 20ª prisão efetuada no âmbito da operação, sendo a oitava de caráter interestadual. Já foram realizadas prisões também nos estados de Pernambuco, Goiás, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Assessoria – DHE Patos