O presidente da República, Lula, entregou o primeiro trecho da obra do Ramal do Apodi na cidade de Cachoeira dos Índios, no Sertão da Paraíba, em cerimônia que aconteceu nesta quarta-feira (26). A obra faz parte do projeto de integração do Rio São Francisco.
De acordo com o Governo Federal, com 115,5 km de extensão, a estrutura do ramal liga a Barragem Caiçara, na Paraíba, à Barragem Angicos, que fica localizada no estado do Rio Grande do Norte, com vazão projetada de 40 m³/s.
Em termos de impacto na chegada de água para as pessoas, o governo avalia que 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte serão beneficiadas.
Participaram da ceriômonia de entrega do trecho em Cachoeira dos Índios diversas autoridades. O governador do estado, João Azevêdo, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o prefeito da cidade Alyson Francisco, o senador paraibano Veneziano Vital, o deputado estadual Adriano Galdino. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, esteve presente, além de alguns ministros do governo.
A obra foi iniciada em 2021 e o primeiro trecho entregue agora corresponde a 74,43% da obra concluída. A previsão de entrega total está fixada para outubro de 2026. Ao todo foram investidos cerca de R$ 1,6 bilhão.






