Aos 12 anos, paraibana já discursou em conferências da ONU sobre mudanças climáticas — Foto: Arquivo Pessoal / Mavi Brilhante

Uma estudante de João Pessoa, de apenas 12 anos, foi aprovada no Global Youth Climate Training Programme 2025, programa de formação em liderança climática promovido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Maria Vitória Brilhante, conhecida como Mavi, é a representante do Brasil na iniciativa Oxford Net Zero, voltada à capacitação de jovens em políticas ambientais e justiça climática.

Com a aprovação no programa, Mavi inicia uma nova etapa de aprendizado junto a especialistas da Universidade de Oxford.

“Eu fiquei muito feliz. É um privilégio pra mim. O meu objetivo é representar os jovens e mostrar que a gente precisa cuidar do nosso meio ambiente, porque essa é a nossa casa”, disse.

Apesar da idade mínima para o curso ser de 16 anos, Mavi foi aceita após análise do histórico de atuação. A inscrição foi feita pelo pai, que reuniu em um dossiê as ações ambientais realizadas por ela, além de artigos e cartas de recomendação. “Eles mandaram um e-mail dizendo que só viam motivos para aprová-la, apesar da idade”, contou a mãe, Geysa Brilhante.

O programa ocorre ao longo de 2025 e prevê encontros com especialistas britânicos para discutir temas como transição ecológica, políticas públicas e participação juvenil.

Veja a matéria completa no G1 PB.

G1 PB

Deixe seu comentário