Seguindo a programação dos festejos juninos na cidade de Patos, a Associação das Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP), em parceria com a Prefeitura de Patos — por meio da Secretaria de Cultura —, o Governo do Estado da Paraíba, a UniFip e o Patos Shopping, realizará no sábado, 7 de junho, o 22º Concurso Paraíba Junino – Etapa Patos e Região.
O evento acontecerá no Ginásio de Esportes da instituição UNIFIP, localizado no bairro Belo Horizonte, com início previsto para as 19h. A entrada será 1 kg de alimento não perecível. A expectativa é de que o evento movimente a cidade, com uma noite marcada por muita dança junina e grandes espetáculos.
O concurso visa fortalecer e integrar os membros das quadrilhas juninas associadas e não associadas à entidade AQJP, filiada à Fequajune-PB. Além de valorizar a tradição cultural, o evento incentiva os festejos juninos, representados pelas quadrilhas, que hoje constituem uma das maiores manifestações da cultura popular nordestina.
As inscrições para a Etapa Patos e Região seguem abertas até o dia 5 de junho. Até o momento, apenas 10 quadrilhas da Região Metropolitana de Patos se inscreveram para disputar três vagas na final da etapa estadual do 22º Paraíba Junino, que acontecerá nos dias 15, 16, 17, 18 e 19 de junho, na cidade de João Pessoa-PB.
As quadrilhas que irão se apresentar no concurso serão avaliadas por cinco jurados selecionados pela Federação. Os critérios de avaliação incluem: entrada do arraial, marcador, figurino, coreografia, repertório musical, conjunto, casamento, animação e saída do arraial. O resultado final será divulgado uma hora após a apresentação da última quadrilha.
A presidente da AQJP, Lana Escarião, comentou sobre a expectativa para o evento:
“A minha expectativa é que tudo ocorra bem, tanto com o público quanto com as quadrilhas juninas. Faremos o possível, com muita dedicação, amor e responsabilidade, para que mais um ano o nosso festival seja marcado pela paz e pelo fortalecimento da nossa cultura quadrilheira”, disse Lana.
Cada quadrilha terá um tempo definido de 45 minutos e 59 segundos para se apresentar, utilizando o que houver de mais criativo em termos de cenário e ornamentação, representando o período junino. Não será permitida a entrada de bebidas alcoólicas no evento.
Tayram Farias






