Foi inaugurada, na tarde desta quarta-feira, 19 de junho de 2025, a nova pista de pouso e o moderno sistema de sinalização do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, em Patos.
O local passa por uma ampla reforma e ainda receberá um novo terminal de passageiros, novo pátio de aeronaves, uma taxiway, regularização da faixa de pista, instalação da cerca operacional, estacionamento para veículos e modernos sistemas de auxílio à navegação aérea.
A obra é orçada em quase R$ 40 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo Estadual e o Governo Federal.
Na presença do governador da Paraíba, João Azevêdo; do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; da deputada estadual Francisca Motta; de lideranças locais; e do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, foi destacada a importância histórica do investimento.
“É um momento de agradecimento a todos que se envolveram no projeto do Aeroporto de Patos. Que a história patoense se dividirá em dois momentos, uma antes do Aeroporto e outra depois, porque essa será uma porta de entrada para geração de emprego, geração de renda e novos investimentos, não só para Patos, mas para todo o interior da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte”, disse.
Hugo Motta considerou ser um dia de alegria e afirmou que, com o aeroporto, Patos se torna a porta de entrada e de saída do Sertão da Paraíba.
“É uma obra que vai trazer comodidade, conforto, agilidade para as famílias sertanejas, mas, mais do que isso, será um grande vetor para ajudar na geração de emprego e renda, porque sabemos que obras como essas são alavancas que ajudam a desenvolver a região”, frisou o presidente da Câmara dos Deputados.
O governador destacou que, após tantos investimentos em saúde, como a construção do Hospital de Trauma do Sertão e do Centro de Convenções, o aeroporto consolida Patos como um centro de desenvolvimento do Sertão.
João Azevêdo também agradeceu ao Ministério de Portos e Aeroportos e ao ministro Silvio Costa Filho. “Silvio Costa foi decisivo à luta que tivemos em Brasília para que a gente tivesse a condição de está aqui hoje celebrando uma das maiores pistas de pouso da Paraíba, com 1.600 metros”, comemorou.
O ministro Silvio Costa Filho definiu a obra do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres como “estratégica”, ressaltando o potencial de desenvolvimento de Patos.
“Essa é uma obra estratégica para o desenvolvimento do sertão, é um link importante para o estado de Pernambuco e do Rio Grande Norte onde nós estamos falando de uma região que envolve mais de 600 mil pessoas. Eu não tenho dúvida que aqui na cidade de Patos vai ser um grande hub da aviação do sertão do Nordeste brasileiro, pelo potencial que hoje representa Patos sob a liderança do prefeito Nabor”, afirmou.
Após essa entrega, a primeira etapa será a retomada do voo João Pessoa/Patos e, em seguida, o esforço será para viabilizar a linha Patos/São Paulo.
Com a reforma, o aeroporto terá capacidade para receber até três aeronaves do modelo ATR-72 simultaneamente.
Áudio de Nabor Wanderley:
Áudio de Hugo Motta:
Áudio de João Azevedo:
Áudio do ministro Silvio Costa Filho:
Secom – Prefeitura de Patos






