Durante os festejos do São João de Patos, a Central do Turista, localizada no Terreirinho do Forró, ganhou uma atração especial que uniu tecnologia, acessibilidade e inovação: a experiência de Turismo Inclusivo e Virtual. A ação é fruto de uma parceria da Gerência de Turismo da SECULTE com o projeto de alunos do curso de Engenharia Civil do IFPB Campus Patos, coordenado pela professora Maíra Rodrigues.
O projeto apresentou o trabalho de Roteirização Inteligente e Mapeamento dos Serrotes do município, gerando maquetes 3D dos atrativos naturais, como o Serrote Espinho Branco e o Serrote Pedro Agostinho. Os visitantes da Central puderam fazer um tour virtual com óculos de realidade aumentada (VR Box), vivenciando de forma imersiva as belezas de Patos e região, incluindo trilhas, inselbergs e pontos turísticos do sertão.
“A proposta promove o turismo acessível e tecnológico, aproximando ainda mais a população e os turistas dos nossos atrativos de forma inovadora e educativa”, destacou o Gerente de Turismo Túllio Xavier.
O aluno Marcos, um dos integrantes do projeto, esteve no local explicando aos visitantes como a tecnologia pode ser uma aliada na valorização do turismo regional e no estímulo ao pertencimento local.
A ação evidencia o compromisso da Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), com o fortalecimento do turismo sustentável, inclusivo e criativo.
Secom – Prefeitura de Patos









