
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Coremas, atendeu, durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (4) e o domingo (6), 238 pessoas. Foram 77 atendimentos na sexta-feira, mais 83 no sábado e outros 78 no domingo, entre consultas ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência.
Neste período, 17 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas médicas por causa de complicações provocadas por cirrose hepática, pneumonia, hérnia inguinal, abcesso, Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), pé diabético, sindrome de Chiari, lombalgia, aborto, lipotmia e extirpação de lesão de pele.

A maior demanda de procura pelo serviço no período foi de pacientes com sintomas de síndrome gripal, com 57 casos, seguida de pessoas com queixas de dores, com 52 ocorrências, e de traumas, com nove registros. Mas, entre outras intercorrências, o hospital atendeu ainda nove pessoas com crise nervosa, sete com reação alérgica, seis com dificuldade de urinar, cinco com fraturas duas com ferimento por objeto perfurocortante, além de uma pessoa por tentativa de suicídio.
Assessoria