A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realizou, nesta quarta-feira, dia 9 de julho, a entrega de sete módulos de pitaya a comunidades rurais do município, ocasião em que foram contempladas famílias do Campo Comprido e Sítio Enjeitado.

O objetivo do plantio é o melhoramento da renda do produtor rural, em que a gestão municipal tem incentivado a plantação através de conhecimento e apoio nas comunidades, uma vez que a pitaya é uma fruta importante, de valor agregado bastante considerado e que oscila de R$ 30 a R$ 50/quilo.

“Os agricultores têm essa oportunidade de melhorar sua renda através desses plantios. E a secretaria de agricultura está aberta a todo esse conhecimento e incentivo para que esses produtores possam, cada vez mais, melhorar a sua renda”, afirmou o secretário de agricultura, Willami Lucena.

A agricultora, Dona Francisca da Silva Sousa, do Sítio Enjeitado, foi uma das pessoas beneficiadas com a plantação, orientação e apoio da Secretaria. Ela manifestou sua felicidade em poder ter a novidade dessa cultura de pitaya em sua propriedade.

“Eu fico feliz, graças a Deus fui contemplada com essa nova etapa, porque já conheço agricultores amigos que há um tempo receberam o programa, já plantam e disseram que têm uma renda. Então, fico feliz porque daqui a um ano eu vou ter essa renda”, comemorou.

Iere Caindre é Engenheiro Agrônomo do município e explicou que a pitaya utilizada é costa rica ou roxa do pará que é uma variedade autopolinizante, ou seja, em que o agricultor não precisa fazer a polinização manual. “Então, a variedade por si só faz essa polinização. A gente tem uma expectativa de 120kg já no primeiro ano, por módulo/por família”, explicou o engenheiro.

Os módulos de plantação de pitaya referem-se aos arranjos e espaçamentos utilizados no cultivo da planta, levando em consideração fatores como o tipo de tutoramento e a necessidade de espaço para o desenvolvimento da planta e suas raízes.

Outra data será marcada para ocorrer mais entregas de módulos a outras famílias das comunidades rurais de Patos.

Secom – Prefeitura de Patos

Deixe seu comentário