A Praça Central de Mãe d’Água foi o ponto escolhido para mais uma escala cultural, desta feita trazendo o melhor da poesia popular, com grandes nomes da modalidade em todo o Nordeste do Brasil. Participaram do evento, neste domingo, 20 de julho de 2025, Ivanildo Vila Nova, Zé Carlos do Pajeú, Lázaro e Arnaldo Pessoa. A iniciativa é do professor Edmundo Nery, filho da região e radicado no Sul do país, que, por ser amante da cultura nordestina, realiza anualmente uma turnê com nomes de destaque da nossa região.

A Prefeitura Municipal de Mãe d’Água, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem dado suporte a essas iniciativas. O prefeito Jucélio Pereira Moura, acompanhado da primeira-dama, Dra. Ires Nunes, acompanhou de perto a chegada dos artistas e prestigiou a apresentação que destacou, entre outros nomes, Romano Caluete, um dos maiores representantes da cantoria de viola. Romano nasceu em 1835 e faleceu em 1891, havendo ainda descendentes seus na terra que também é sua, a exemplo dos poetas Edísio, Irene e Zé Cego. Foi o maior parceiro de Inácio da Catingueira, outro gênio da cantoria que se tornou conhecido mundialmente.

Entre os motes apresentados pela plateia, o que mais provocou curiosidade e risos foi sugerido por Welita, de Santa Maria Gorete: “Se no Céu existir o casamento, eu não indo é favor que Deus me faz.” Ivanildo Vila Nova também foi homenageado por Antônio Mota.

A próxima atração cultural de Mãe d’Água será o João Pedro, no próximo final de semana. No dia 24, se apresentam Hudy Show e Gustavinho, na Vila Capoeira; no dia 25, Cicinho Lima, Ranniery Gomes e Forrozão das Antigas, em Santa Maria Gorete; e no dia 26, na sede do município, Os 3 do Nordeste, Fabrício Rodrigues e Magníficos.

Assessoria

Deixe seu comentário