A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), está promovendo o curso de Chocolates e Doces Finos no CRAS Mariana Alves, localizado no bairro Jatobá. A ação integra as políticas públicas de inclusão produtiva e qualificação profissional.

A capacitação tem como objetivo capacitar mulheres assistidas pelo CRAS, oferecendo formação técnica e prática para a produção de doces artesanais e chocolates finos. A iniciativa visa não apenas o fortalecimento da autonomia econômica dessas mulheres, mas também o incentivo ao empreendedorismo e à geração de renda.

A instrutora Jemima Lisboa responsável pela formação destacou a relevância do curso para o desenvolvimento de novos negócios na área da confeitaria.

“Este curso representa uma oportunidade única para mulheres que desejam empreender. Trabalhamos desde as técnicas básicas até aplicações práticas na confeitaria, incluindo conhecimentos sobre a química envolvida na produção dos doces. É uma experiência enriquecedora, que pode abrir portas para novos empreendedores em nossa cidade, que possui grande potencial nesse segmento. As alunas têm se dedicado e aproveitado ao máximo essa formação”, pontuou.

Além das técnicas de produção de trufas, bombons e doces finos para eventos, o curso também abrange orientações sobre higiene e segurança alimentar, apresentação de produtos e estratégias de precificação, formando uma base sólida para que as participantes possam atuar no mercado de forma profissional e sustentável.

O curso também tem proporcionado impacto positivo também na vida pessoal das participantes. Andreza Amorim, aluna do curso compartilhou sua experiência com a formação.

“Eu acho que acaba melhorando muito. A gente vai aprendendo muitas técnicas na cozinha, sobre higiene, boas práticas de fabricação… e também convivendo com outras mulheres, trocando receitas, conhecendo fornecedores e outros produtores da região. Isso fortalece muito. Pessoalmente, sinto que melhorei bastante na parte social, porque sou jovem e sempre tive dificuldade de socializar. Esse curso me ajudou muito nisso também. No curso anterior, de panificação, aprendi sobre máquinas e técnicas que eu nunca tinha visto, e graças a essa experiência consegui trabalhar em uma pizzaria. Isso também abriu portas em outras áreas e ajudou a melhorar meu currículo. Agora, quero seguir me qualificando e ganhando mais experiência na prática”, afirmou.

Já a aluna Maria Estela falou, que inicialmente teve receio de não se adaptar por já conviver com colegas com mais experiência, destacou a didática acessível da instrutora como fator essencial para seu bom desempenho no curso. Segundo ela, a formação tem sido uma oportunidade transformadora, pois mesmo com conhecimentos básicos adquiridos em casa, agora se sente mais segura para produzir doces mais elaborados e, inclusive, iniciar um pequeno negócio.

Secom – Prefeitura de Patos

Deixe seu comentário