Durante visita a Patos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um novo reforço para o tratamento do câncer no Sertão: um equipamento de ressonância magnética nuclear será instalado no Hospital do Bem, em Patos. A medida atende a um pedido do governador João Azevêdo e do secretário de Saúde do Estado Ari Reis.
Padilha destacou que a chegada do equipamento está integrada a um conjunto de ações para fortalecer a assistência oncológica no estado.
Uma estrutura está sendo construída para receber o equipamento de radioterapia que o Governo do Estado está comprando. E um pedido do governador e do secretário Ari, nós vamos colocar o equipamento de ressonância magnética também aqui nessa área”, afirmou o ministro.
Ainda segundo Padilha, essa será a primeira ressonância do Sertão paraibano, um avanço importante para a região. Ele reforçou que a presença de exames como ressonância e tomografia é fundamental para agilizar o diagnóstico e o planejamento dos tratamentos oncológicos, como cirurgias e sessões de radioterapia.
Todo o serviço que tem tratamento do câncer é bom ter uma tomografia, uma ressonância juntos. Porque isso permite que os exames sejam feitos de uma forma mais rápida, a programação da radioterapia, a programação da cirurgia, dos tratamentos, sejam feitos de uma forma mais rápida”, pontuou.
O ministro citou ainda o programa Agora Tem Especialista, por meio do qual o Governo Federal está priorizando a estruturação completa de centros que ofereçam serviços de radioterapia, com suporte complementar de diagnóstico por imagem e quimioterapia.
A expectativa é que o novo equipamento de ressonância seja instalado na mesma área onde já estão sendo feitas as adequações para receber a radioterapia, otimizando o funcionamento integrado da rede de atenção oncológica no interior do estado.