Enquanto Campina Grande e Caruaru seguem duelando pelo título de São João mais famoso do Mundo, João Pessoa entrou no jogo e arranjou um título que nenhum dos dois verdadeiramente poderá ter: ‘capital do forró’.
O novo título foi oficializado por meio de uma lei de autoria do vereador Guga Pet (PP), sancionada pelo prefeito Cícero Lucena (PP) e publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (7).
O detalhe curioso é que Caruaru já ostenta o título de “Capital do Forró” no imaginário popular graças a uma música que a consagrou assim, embora esteja situada no interior de Pernambuco.
Prefeito veta parte que tratava de políticas públicas
Brigas à parte, a expectativa é que, mais do que um título, a iniciativa se traduza em políticas públicas, investimentos, eventos e visibilidade para algo vital à cultura nordestina: o forró.
Principalmente porque, junto com a canetada, vieram vetos: ficaram de fora as propostas de políticas públicas para impulsionar o forró, seja por meios de festivais e concursos a oficinas nas escolas e preservação de acervos culturais.
No fim, o título está no papel. Falta saber se vai sair também do compasso das leis para o compasso da sanfona.