Celebrado nesta sexta-feira, o Dia do Folclore, lembrado em 22 de agosto em todo o mundo, é fruto da junção dos termos folk e lore e representa o conjunto de tradições culturais de um povo.
O IEDC realizou, na manhã do dia 22 de agosto, a culminância do Projeto Folclore. As apresentações foram conduzidas pela diretora teatral e professora da instituição, Sandra Nascimento, que desenvolve na escola um projeto de contação de histórias e estímulo à leitura.
O Projeto Folclore teve como objetivo promover o conhecimento, a valorização e a preservação da cultura popular brasileira, despertando o interesse e a apreciação pelas tradições, manifestações e elementos que compõem o folclore. A temática incluiu o estudo de lendas, mitos, brincadeiras, músicas, danças, festas e outras expressões culturais transmitidas de geração em geração.
Foram apresentadas encenações de base indígena, além do Bumba-meu-boi e da Lenda da Mandioca. Os atores-protagonistas foram estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
O evento contou com o apoio e a presença das gestoras Joana Mércia Vieira e Eliane Trindade, do coordenador José Rivamar Andrade, de professores e de profissionais de apoio escolar da educação inclusiva.
Os sorrisos e aplausos da plateia evidenciaram a satisfação diante do universo lúdico das lendas indígenas. Para a professora Sandra Nascimento, foi “uma aula diferente, em que os estudantes vivenciaram a cultura popular, desenvolveram habilidades de leitura e interpretação e aprenderam a preservar a memória e as tradições do nosso povo”.
Assessoria


















