O projeto Lab Ocupação Artes Visuais apresenta a primeira edição de AGRÁFICA, feira de artes gráficas, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto de 2025, das 15h às 20h, na Galeria de Arte da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.
Sob a curadoria de Cybele Dantas e co-curadoria de Dyógenes Chaves, o evento tem como foco as produções gráficas e impressas contemporâneas e independentes, com destaque para: Gravuras, prints, livros de artista, hqs, zines, artes gráficas, posters, arte sobre papel e xilogravura.
Serão 21 participantes, entre coletivos, artistas e lojas especializadas, selecionados e convidados pela curadoria como a loja de HQ Comic House, a editora de quadrinhos Marca de Fantasia, a galeria Rede, o Clube da Gravura da Paraíba e os “internacionais” Mike Deodato e Shiko, além de artistas da xilogravura e dos quadrinhos.
“Estamos muito felizes em receber essa iniciativa aqui na Usina, pois numa era tão digital a feira é uma verdadeira celebração do papel e técnicas riquíssimas. O público terá oportunidade de ver obras incríveis e interagir com artistas para descobrir processos criativos e inspirações. Vai ser muito legal”, destaca José Moura, analista cultural.
Além disso, na tarde do dia 31/08, domingo, no Café da Usina, acontecerão atividades paralelas como o bate-papo entre os artistas Chico Dantas e Raul Córdula, sessão de autógrafos com Mike Deodato, happening “Gráfica improviso” de Sandoval Fagundes e o lançamento dos livros: “Maria: 50 anos de humor e provocação”, de Henrique Magalhães, e “Uma crítica genética – A imagem da palavra na obra de Raul Córdula”, de Sidney Azevedo.
AGRÁFICA faz parte do Lab Ocupação Artes Visuais, com produção da 2ou4, patrocínio do Grupo Energisa, apoio do Instituto Energisa e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.
Assessoria – Energisa






