A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 1º outubro, uma importante ação no Matadouro Público da cidade, voltada para a promoção da saúde dos trabalhadores que atuam no local.

A programação contou com dinâmicas, palestras e atendimentos multiprofissionais, com a presença de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, residentes em Medicina Veterinária, além das equipes da UBS Maria Madalena e do CEREST. O CTA também esteve presente, realizando testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs.

Durante o momento, foram repassadas explicações e práticas relacionadas ao uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), fundamentais para a segurança dos trabalhadores, prevenindo acidentes e garantindo melhores condições de saúde.

De acordo com o residente de Medicina Veterinária, Maylson Andrade, a iniciativa surgiu diante de uma demanda reprimida identificada nos últimos meses, quando se percebeu a necessidade de promover um momento educativo e de orientação para os trabalhadores.

“A gente viu que era importante realizar um evento que mostrasse a eles como funciona o uso do vestimento de trabalho, como podem buscar atendimento nos serviços de saúde e de que forma podem melhorar a rotina laboral e a qualidade de vida. Nosso objetivo é justamente alcançar essa conscientização”, destacou.

O secretário de Agricultura, Willami Lucena, ressaltou o caráter educativo e a integração entre os serviços.

“A gente faz mais uma ação junto com as universidades, com a Unidade de Saúde, com o CEREST e com o CTA, para que a gente traga esse conhecimento sobre a utilidade do trabalho desses trabalhadores aqui. É uma ação educativa que a gente realmente fez, e esse conhecimento trazido até aqui vai contribuir muito para o trabalho desses profissionais”, falou.

Já o enfermeiro do CTA SAE Patos, Lindenberg Lucena, também destacou a importância da testagem e da prevenção, além de ser a oportunidade para que todos possam ter acesso a testagem e a prevenção.

Áudio de Maylson Andrade – médico veterinário:

Áudio de Willami Lucena – secretário de Agricultura:

Áudio de Lindemberg Lucena – enfermeiro do CTA:

Secom – Prefeitura de Patos