Barragem de Capoeira (foto acima), Açude do Jatobá (foto abaixo) e Barragem da Farinha (Imagens: arquivo/Folha Patoense)

Três mananciais responsáveis pelo abastecimento de Patos e municípios vizinhos atravessam um momento crítico, com volumes bem abaixo da capacidade total. Dados atualizados pela Aesa nesta quarta-feira (8 de outubro) apontam que o Açude do Jatobá e a Barragem da Farinha, ambos localizados em Patos, registram índices preocupantes, assim como a Barragem de Capoeira, em Santa Terezinha, cuja atualização ocorreu na última segunda-feira (6 de outubro).

O Açude do Jatobá, que possui capacidade para armazenar 17,5 milhões de metros cúbicos, está com apenas 3,1 milhões m³, o que corresponde a 18% do total. Já a Barragem da Farinha apresenta a situação mais delicada: de uma capacidade de armazenamento de 25,7 milhões de metros cúbicos, restam apenas 1,3 milhão m³, o equivalente a 5,18%.

Outro manancial que contribui para o abastecimento da região, a Barragem de Capoeira também registra um baixo índice hídrico. O manancial conta com 4,5 milhões de metros cúbicos, representando 8,56% da capacidade total de 53,4 milhões m³.

Com esses reservatórios em níveis tão baixos, acende o alerta para a possibilidade de restrições no fornecimento de água, especialmente se não houver chuvas significativas nos próximos meses. O cenário exige atenção das autoridades e planejamento para evitar colapsos no abastecimento urbano e rural.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário