A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Água Branca, com apoio da Delegacia de Polícia Civil de Princesa Isabel, deflagrou, na manhã desta segunda-feira, 14 de outubro de 2025, a Operação Nexo Causal, com o objetivo de cumprir mandados judiciais relacionados a uma tentativa de homicídio ocorrida no dia 11 de outubro de 2025, no município de Imaculada, no Sertão da Paraíba, fato investigado no âmbito de inquérito policial que apura crime ordenado de dentro do sistema prisional.

Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão de adolescente infrator, expedidos pelo Poder Judiciário a partir de representação da autoridade policial.

O mandado de prisão em desfavor de D. A. X. de S. (40 anos) foi cumprido na Colônia Penal Agrícola de Sousa/PB, onde o investigado já se encontrava recolhido.

O mandado de prisão de R. A. M. B. (45 anos) foi cumprido na cidade de Imaculada/PB.

O adolescente L. O. S. S. (14 anos) foi apreendido na cidade de Santa Terezinha/PE, em cumprimento a mandado de busca e apreensão de adolescente infrator.

Após as diligências, R. A. M. B. e L. O. S. S. foram apresentados ao Poder Judiciário para audiência de custódia, sendo determinado o recolhimento de R. A. M. B. à Cadeia Pública de Princesa Isabel/PB e a internação provisória de L. O. S. S. no Centro Educacional do Adolescente de Sousa/PB.

A Operação Nexo Causal recebeu esse nome por simbolizar a relação direta entre as ordens criminosas emanadas de dentro do cárcere e as ações executadas fora dele, evidenciando o nexo entre o comando do mandante, de dentro do sistema prisional, e a ação dos executores que estavam em liberdade.

Assessoria

Deixe seu comentário