O sertão paraibano terá representação de destaque na disputa pelos melhores professores de matemática do país. José Vinícius do Nascimento Silva, professor da rede pública estadual de Malta, na Região Metropolitana de Patos, está entre os 40 finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr) que concorrem ao prêmio que seleciona os melhores professores da disciplina no Brasil.

A Paraíba tem quatro professores finalistas na competição, que ensinam em escolas públicas das cidades de João Pessoa, Aroeiras, Malta e Patos, demonstrando a força da educação matemática paraibana em todas as regiões do estado.

Os nomes dos vencedores serão divulgados de forma online no dia 8 de dezembro, através do YouTube da Sociedade Brasileira de Matemática. A solenidade também ocorrerá de forma presencial no Ministério da Educação, no dia 10 de dezembro.

Dos 40 concorrentes de todo o Brasil, serão premiados os 20 melhores professores de Matemática do país. Os vencedores da categoria Ouro na segunda edição da OPMbr irão viajar para uma imersão na China em maio de 2026.

Três etapas rigorosas de avaliação

Os finalistas passaram por três etapas criteriosas de avaliação, incluindo uma prova de conhecimento matemático especializado, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista individual com o Conselho Acadêmico.

Participam também professores de diversos estados como Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Piauí e Ceará, tornando a competição verdadeiramente nacional.

Intercâmbio internacional na China

Em maio de 2026, os vencedores participarão de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias a Xangai para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China.

Depois da viagem de premiação, os professores selecionados vão ministrar workshops de Matemática para outros docentes de cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.

Voz do sertão no cenário nacional

Para José Vinícius, criador do Projeto VAMO (Vontade de Aprender Matemática Olímpica) em Malta, chegar à final representa muito mais que um reconhecimento pessoal:

“Estar entre os 40 finalistas da OPMbr representando Malta é uma honra que ultrapassa qualquer conquista individual. É a prova de que o interior da Paraíba, nosso querido sertão, tem muito potencial. Quando uma cidade de menos de 6 mil habitantes coloca seu nome no cenário nacional da educação, isso inspira todos os demais municípios do Brasil a acreditarem que também podem fazer a diferença.”

O professor, que é Mestre em Matemática pelo PROFMAT-UEPB, trabalha também em Vista Serrana – PB e já acumulou mais de 100 premiações com seus alunos na OBMEP, destaca o significado simbólico dessa classificação:

“Quando vejo um filho de um agricultor, comerciante, conquistando uma medalha e, posteriormente, ingressando em uma universidade, percebo que o projeto cumpriu o seu papel. Estou aqui por meus estudantes, represento todos estes que acreditam que a matemática, juntamente com uma boa rotina de estudos , pode transformar suas vidas.”

Sobre a OPMbr

A Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr) foi criada por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para reconhecer e valorizar os profissionais que fazem a diferença ao ensinar Matemática no país.

“Nosso objetivo é reconhecer e valorizar iniciativas bem-sucedidas no ensino da Matemática em todo o País, de forma a disseminá-las, trabalhando para melhorar a qualidade do ensino da disciplina e, assim, contribuindo para alavancar a posição do Brasil no ranking mundial, a médio e longo prazo”, explica Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor da Olimpíada.

A premiação está em sua segunda edição e representa um marco na valorização dos professores de matemática brasileiros.

Assessoria

Deixe seu comentário