A cidade de Patos parou na noite desta quinta-feira (29) para o 103º confronto oficial do Clássico Pato. Válido pela 4ª rodada do Campeonato Paraibano 2026, o duelo entre o “Terror do Sertão” e o “Canário” terminou em 0 a 0 no Estádio José Cavalcanti. O resultado foi amargo para o Nacional, que perdeu a liderança da competição, mas serviu de alento para o Esporte, que iniciou uma nova fase sob o comando de Higor César.
O Jogo: Intensidade e falta de pontaria
O primeiro tempo foi movimentado, com o Nacional tendo mais volume de jogo, enquanto o Esporte levava perigo nos contra-ataques. Aos 27 minutos, Gustavo chegou a marcar para o Patinho, mas a arbitragem assinalou impedimento. A chance mais clara da etapa inicial veio aos 35′: após erro do goleiro Gustavo, Edson Kapa cabeceou com o gol aberto, mas mandou para fora.
No segundo tempo, a tônica seguiu a mesma. Logo aos 5 minutos, Edson Kapa balançou as redes novamente, mas o lance foi invalidado por posição irregular. O Nacional pressionou com Rogério e Felipe Araújo, mas parou em boas defesas de Miller e cortes providenciais da zaga alvirrubra. Já nos acréscimos, o Esporte teve a “bola do jogo”: Gabigol ficou cara a cara com a meta aos 48 minutos, mas desperdiçou a oportunidade de garantir a vitória.
Tabu Histórico Mantido
Com o empate, o Nacional de Patos estendeu sua hegemonia local, mantendo um tabu de não perder oficialmente para o rival desde 10 de abril de 2011. No histórico geral desde 1963, a vantagem alviverde permanece ampla:
- Nacional: 44 vitórias e 143 gols marcados.
- Esporte: 19 vitórias e 95 gols marcados.
- Empates: 40 igualdades (contando com a de hoje).
Vozes do Pós-Jogo: O que disseram os protagonistas
O meia Rodriguinho, que entrou no segundo tempo pelo Nacional, lamentou o detalhe final:
“A gente sabe que o campeonato é difícil, não tem primeiro colocado nem último. Tivemos muita entrega, mas faltou o último passo”.
O técnico nacionalino, Felipe Soares, admitiu frustração:
“Esperava sair daqui com mais pontos do que só um. Faltou o gol. Tivemos uma produção ofensiva boa, mas não conseguimos colocar a bola na casinha”.
Pelo lado do Esporte, o presidente Marco César celebrou a mudança de postura da equipe:
“O time vinha cabisbaixo e hoje mostrou garra. Quem veste essa camisa tem que honrar. Enfrentamos o Nacional de igual para igual e faremos o mesmo contra o Sousa”.
Tabela e Próximos Compromissos
Com o encerramento da rodada, o Serra Branca assumiu a ponta com 9 pontos. O Nacional caiu para a 3ª posição (8 pontos), superado pelo Botafogo-PB no saldo de gols. Já o Esporte subiu para a 8ª colocação com 2 pontos, saindo da zona de rebaixamento.
Próximos jogos (Domingo):
- Atlético-PB x Nacional de Patos (Estádio Perpétuo Corrêa).
- Sousa x Esporte de Patos (Estádio Marizão).






