Letreiro "João Pessoa", instalado em 2021 no calçadão da praia de Cabo Branco, ao lado do busto de Tamandaré — Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

Investimentos voltados à despoluição de praias e rios na Paraíba podem render até R$ 1,7 bilhão à economia do estado entre 2025 e 2040. A estimativa consta em um estudo do Instituto Trata Brasil e relaciona os ganhos principalmente ao fortalecimento do turismo e à ampliação do acesso à água tratada.

De acordo com o levantamento, o retorno médio estimado supera R$ 108 milhões por ano no período analisado. O impacto econômico está associado à melhoria das condições ambientais de praias, rios e córregos e à redução do lançamento de esgoto sem tratamento, fatores considerados essenciais para a manutenção do fluxo turístico.

A presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, explica que a qualidade ambiental influencia diretamente a experiência do visitante. Segundo ela, o contato com água fora dos padrões ou com esgoto bruto pode gerar problemas de saúde e afastar turistas.

Veja a matéria completa no G1 PB.

G1 PB