Na tarde desta terça-feira (07), por volta das 16h, a Polícia Militar da Paraíba, por meio de equipes da 3ª Companhia do 3º BPM e do 3º Esquadrão ROTAM, realizou uma expressiva apreensão no município de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, resultado de informações previamente levantadas e da atuação integrada das unidades operacionais.

Durante as diligências, os policiais localizaram quatro emulsões explosivas, com aproximadamente 20 cm cada, além de quatro cordéis detonantes do tipo NP-10, também com cerca de 20 cm. No mesmo contexto, foram apreendidas substâncias entorpecentes, sendo duas porções em formato de tablete de substância análoga à maconha, uma porção em formato de tablete de substância análoga ao crack e uma porção de maior volume de substância análoga à cocaína.

Ainda na ocorrência, foram encontradas nove munições calibre .38, três munições calibre .22 e 30 munições calibre .380, todas intactas. Parte do material ilícito estava enterrada em área próxima a um equipamento público, evidenciando a tentativa de ocultação.

Para reforçar a varredura no local, foram empregados cães farejadores. Em razão da presença de artefatos explosivos, foi acionado o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais), responsável pela adoção dos procedimentos técnicos de segurança, realizando a neutralização do material por meio de detonação controlada em local apropriado.

Um indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com todo o material apreendido, para a adoção das medidas cabíveis pela autoridade competente.

A ocorrência evidencia a capacidade de resposta e a atuação qualificada da Polícia Militar da Paraíba, que, por meio do trabalho conjunto entre suas unidades, retirou de circulação materiais de elevado potencial ofensivo.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM