Um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente ontem por suspeita de matar um apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com golpes de faca na cidade de Confresa, no Mato Grosso.
Oliveira estava preso em flagrante, mas teve a detenção convertida em preventiva pelo juiz Carlos Eduardo Pinho Bezerra de Menezes, da 3ª Vara da Comarca de Porto Alegre do Norte.
Segundo Menezes, ficaram comprovados “requisitos que autorizam a decretação da prisão preventiva em face do custodiado” após a polícia sustentar que “há prova da existência do crime”, “indícios suficientes de autoria” e “perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado”.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado na polícia, o caso ocorreu em uma chácara na zona rural de Confresa e foi relatado por um funcionário do mesmo local onde a vítima trabalhava.
As investigações apontam que, durante a briga, Santos pegou uma faca, mas Oliveira conseguiu tomá-la e aplicou golpes contra a vítima. Após os primeiros golpes, o suspeito das agressões ainda deu mais facadas em Santos e ainda tentou decapitá-lo com um machado com um golpe na altura da garganta. Oliveira é acusado de homicídio qualificado por motivo fútil e meio cruel.
“A intolerância não deve e não será admitida, sob pena de regredirmos aos tempos de barbárie. Lado outro, verifica-se que a liberdade de manifestação do pensamento, seja ela político-partidária, religiosa, ou outra, é uma garantia fundamental irrenunciável”, afirmou o juiz Carlos Eduardo Pinho Bezerra de Menezes na decisão que converteu a prisão do suspeito em preventiva.
