Início Locais “Poços artesianos de Patos precisam ser reativados para atender às comunidades”, diz...

“Poços artesianos de Patos precisam ser reativados para atender às comunidades”, diz Zé Gonçalves, que alerta sobre o El Niño

O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) trouxe à discussão na tribuna da Câmara Municipal de Patos a necessidade de reativação dos poços artesianos das praças da cidade e da zona rural. Ele alertou para a previsão sobre o fenômeno meteorológico El Niño que deve trazer período de seca.

Em relação aos poços na zona rural, Zé Gonçalves destacou a comunidade do Poço Comprido, onde moram mais de cinquenta famílias. Naquele local, a obra de construção sequer foi terminada. “Teve início em 2019 e até agora, essa obra não foi concluída”, disse, lembrando que fez inclusive um vídeo na época sobre a situação.

Ele lembrou que os poços das praças foram feitos em gestões anteriores, especialmente na do ex-prefeito Dinaldo Wanderley (in memoriam). “E esses poços foram simplesmente desativados prejudicando as comunidades”, lamentou. De acordo com Zé Gonçalves, a água dos poços servia para cuidar das praças e dos canteiros e também para o uso de pessoas da comunidade.

A situação preocupante do planeta, com o aquecimento global, foi destacada pelo parlamentar mirim, que mencionou as temperaturas altas verificadas nos Estados Unidos, chegando ao
patamar dos 50 graus Celsius. “Temos o aquecimento global e o El Niño aqui para trazer seca, e esses poços deveriam realmente ser reativados”, alertou.

Zé Gonçalves disse que chegou até ele denúncias de que particulares estariam utilizando a água dos poços das praças que, no entanto, deveria estar sendo usada nos equipamentos públicos, como por exemplo, os cemitérios e para aguar as plantas dos canteiros das avenidas da cidade e inclusive em Santa Gertrudes e na zona rural do município.

Ele apresentou requerimento solicitando a relação dos poços artesianos e irá se certificar se realmente houve desvio de um poço artesiano no Bairro do Belo Horizonte para um pessoa particular.

Agora Patos