Na manhã deste sábado, 04/04, o técnico da Empaer, Marconi Palmeira Filho, visitou a Barragem da Farinha, em Patos, e trouxe novas informações sobre o manancial. Veja:
“Hoje, sábado de Aleluia (04/04/26), pela terceira vez nesta semana, eu, Marconi Palmeira Filho, técnico da Empaer-PB, estou novamente na Barragem da Farinha para verificar a real situação em que se encontra esse manancial.
Às 5h30 da manhã, no primeiro vídeo, verificamos que a Barragem da Farinha, em Patos-PB, continua na mesma situação de ontem, ou seja, sem transbordar.
Aumentou mais 5 cm de ontem para hoje, e agora faltam apenas 3 cm para sangrar.
O vento deixa a água, por vezes, agitada e isso, em alguns momentos, provoca pequenos lances de água sobre o balde, causando falsa sensação de sangria. Foi justamente o que presenciamos e registramos em vídeo às 6h30 da manhã, quando começou a ventar forte e formaram-se ondas na água. Estas, ao baterem na parede do balde, jorravam lances d’água, fazendo parecer que estava transbordando.
No entanto, quando o vento para, tudo volta ao normal, mostrando que a barragem ainda não atingiu os 100%.
As chuvas pararam e já fazem três dias que não chove nas cabeceiras. Isso é mais um fator que dificulta o transbordamento.
As comportas do canal Farinha/Jatobá continuam abertas, colaborando para o enchimento daquele manancial.
Segundo a meteorologia, somente entre os dias 07 e 10/04 teremos uma nova rodada de chuvas com maiores volumes. Acreditamos que, com essas chuvas, ocorrerá o transbordamento verdadeiro.”
Marconi Palmeira Filho – Empaer






