Fórum Permanente Salve Pico do Jabre
Compartilhe!

Integrantes voluntários do Fórum Permanente Salve Pico do Jabre estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 17, no Casarão do Jabre, localizado no Município de Matureia (PB). A reunião contou com representantes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM), ONG SOS Sertão, além de professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), dentre outros integrantes.

Presente na reunião, o pastor John Philip Medcraft concedeu entrevista nesta quarta-feira, dia 19, e relatou os principais encaminhamentos do encontro. De acordo com John, os participantes ouviram atentamente o relatório apresentado pelo 4º BBM e depois discutiram as formas de recuperar as áreas danificadas pelos incêndios ocorridos que devastaram grande parte da flora e prejudicou a fauna.

Os participantes do Fórum Permanente Salve Pico do Jabre também decidiram criar uma semana de ações práticas para melhorar o envolvimento da sociedade com a preservação do Pico. A ideia é ter atividades do dia 5 ao dia 10 de dezembro de 2016. Entre as várias tarefas está um mutirão de coleta de lixo. Praticantes de rapel estão sendo também convidados para ajudar a recolher lixos em locais de difícil acesso devido aos paredões rochosos. Escolas, universidades, entidades estão sendo mobilizadas, além das cidades de Mãe D’água e Matureia.

Perguntado sobre os danos a natureza, o Pastor John relatou que calcula em mais de 50 anos para que os locais afetados pelo fogo se recuperem. Os participantes parabenizaram as ações dos bombeiros militares no combate aos incêndios. John disse que os danos foram menores que ele pensava, porém muitas árvores e a mata rasteira foram drasticamente afetadas. O Fórum Permanente Salve Pico do Jabre quer ações mais enérgicas para combater os incêndios no seu início.

Sobre os criminosos que deram início aos incêndios, John comentou: “Pessoas que fazem esse tipo de coisa são delinquentes. É uma pessoa perdida, triste! Está destruindo sua própria vida…”.

 

Jozivan Antero – patosonline.com

 

Deixe seu comentário