Equipe de Saúde da Maternidade e de Catingueira
Compartilhe!
Dr. Odir Borges Joana Sabino Rubenya Rubia
Dr. Odir Borges, Joana Sabino, Rubenya Rubia

O Aleitamento Materno traz inúmeros benefícios não só ao bebê, mas, também a mãe, pois a sucção no seio auxilia na contração uterina, previne hemorragia e ainda ajuda na diminuição do tamanho do abdômen da mãe. Além disso, a amamentação amplia o vínculo afetivo entre a mãe e o filho e também fortalece o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções respiratórias e intestinais, levando-o a ganhar peso, fato que o ajudará a crescer mais forte e sadio. Essas foram algumas das informações repassadas para um grupo de gestantes de pré-natal de alto risco, nesta segunda-feira (01), durante a palestra de abertura da XXV Semana Mundial de Aleitamento Materno, da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos.

A coordenadora do Banco de Leite de Patos Joana Sabino
A coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino

A atividade, que aconteceu na sede do Banco de Leite Humano Drª Vilani Kehrle, pela manhã, foi conduzida pela Técnica de Enfermagem e Assistente Social, Rubenya Rubia. Antes dela, a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino, falou da importância das ações da Semana, que se estenderão até o próximo dia 09 e o médico obstetra, Dr. Odir Borges, que acompanha às gestantes no ambulatório da Maternidade, falou sobre a relação da amamentação com a recuperação da mãe no pós-parto. À tarde, foi realizada outra palestra, na sede da Câmara Municipal de Catingueira, para gestantes da atenção básica daquele município.

A programação da Semana do Aleitamento continuou nesta quarta-feira (02), com uma palestra na sede do CRAS de Santa Luzia, para as gestantes atendidas pelas equipes da Atenção Básica daquela cidade, além de uma ação com as gestantes da Atenção Básica de Patos. Nesta quinta-feira (03), a atividade será direcionada às gestantes de pré-natal de risco de Patos, que terão a oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre aleitamento, durante uma palestra proferida pela enfermeira Tereza Lucena e pela técnica de Enfermagem, Rubenya Rubya, no auditório do Banco de Leite de Patos. À tarde, a programação acontece na cidade de Quixaba, na sede da Unidade Básica de Saúde, a partir das 14h. A palestra, direcionada para as gestantes da Atenção Básica, será proferida por Joana Sabino e Faldrecya Borges.

O grupo de gestantes ‘A roda amor d’Doula’ será o público alvo das atividades do dia 04, com uma palestra no auditório do Banco de Leite de Patos, feita por Joana Sabino e Faldrecya Borges, a partir das 14h. Na segunda-feira (07), as atividades serão retomadas, a partir das 9h, no Hospital e Maternidade de Pombal, com uma palestra direcionada às gestantes da Rede Cegonha, feita por Joana Sabino e a técnica de Enfermagem, Edilma Alves.As atividades serão encerradas, na quarta-feira (09), com a palestra ‘Manejo clínico da lactação’, dirigida para a equipe de saúde do sistema prisional feminino de Patos. A palestra será conduzida pela bioquímica Faldrecya Borges e pela nutricionista Silvania Rodrigues.

Assessoria

Deixe seu comentário