Início Locais Idosa às vezes faz suas necessidades na própria roupa por falta de...

Idosa às vezes faz suas necessidades na própria roupa por falta de um andador, em Patos

Na Rua Renan Ayres, s/n, no bairro Monte Castelo, em Patos, nas proximidades do Centro de Ensino Renascer, reside uma senhora aposentada de nome Maria do Carmo, de 78 anos.

A idosa vive com seu filho, filho único,  Antônio Carlos dos Anjos, que é separado e vive catando materiais recicláveis nas ruas para ajudar nas despesas de casa.

Dona Maria do Carmo passa a maior parte do dia só e vive uma situação de penúria: ela não pode se locomover e passa o dia todo sentada numa cadeira assistindo televisão; faz suas necessidades fisiológicas na própria roupa, pois precisa de alguém para leva-la até o banheiro. “Se meu filho não está em casa para me levar até o banheiro eu faço minhas necessidades na roupa mesmo”, disse.

Dona Maria do Carmo sofre de diabetes, hipertensão e problemas circulatórios. Sua casa está sempre cheia de gatos e há muita fedentina por conta dos materiais recicláveis que o filho junta em casa para vender.

Ela tem uma aposentadoria, que uma amiga saca, faz uma feirinha pra idosa e lhe entrega o restante do dinheiro,  que é insuficiente para atender bem as necessidades da idosa e do seu filhos. O dinheiro, utilizado para pagar aluguel, água, luz, remédios e outras necessidades,  acaba rápido, por isso os dois vivem numa situação de muita carência.

A idosa precisa de roupas, de um fogão a gás, pois o dela é a carvão; de um andador, e de muitas outras coisas. Dona Maria do Carmo disse que há dias que quer cortar o cabelo e não consegue, pois seu filho não encontrou ninguém que se disponha a ir até sua casa cortar o cabelo dela.

Ela janta sempre a mesma coisa: café com pão. Muitas vezes não almoça, fica com fome, pois quando está só, não pode se locomover, ficando parada na parece. O almoço, feito no fogão a carvão, é o filho que prepara. “Meu filho me ajuda quando está sem beber, quando está bebendo aí as coisas são ainda pior”, disse ela.

Quem puder colaborar com a senhora Maria do Carmo fazendo alguma doação pode entrar em contato com a agente de saúde Vandinês Leite, pelo  telefone 99640-1962, que tem feito grandes esforços no sentido de colaborar com a idosa.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!