Compartilhe!

Na Rua Renan Ayres, s/n, no bairro Monte Castelo, em Patos, nas proximidades do Centro de Ensino Renascer, reside uma senhora aposentada de nome Maria do Carmo, de 78 anos.

A idosa vive com seu filho, filho único,  Antônio Carlos dos Anjos, que é separado e vive catando materiais recicláveis nas ruas para ajudar nas despesas de casa.

Dona Maria do Carmo passa a maior parte do dia só e vive uma situação de penúria: ela não pode se locomover e passa o dia todo sentada numa cadeira assistindo televisão; faz suas necessidades fisiológicas na própria roupa, pois precisa de alguém para leva-la até o banheiro. “Se meu filho não está em casa para me levar até o banheiro eu faço minhas necessidades na roupa mesmo”, disse.

Dona Maria do Carmo sofre de diabetes, hipertensão e problemas circulatórios. Sua casa está sempre cheia de gatos e há muita fedentina por conta dos materiais recicláveis que o filho junta em casa para vender.

Ela tem uma aposentadoria, que uma amiga saca, faz uma feirinha pra idosa e lhe entrega o restante do dinheiro,  que é insuficiente para atender bem as necessidades da idosa e do seu filhos. O dinheiro, utilizado para pagar aluguel, água, luz, remédios e outras necessidades,  acaba rápido, por isso os dois vivem numa situação de muita carência.

A idosa precisa de roupas, de um fogão a gás, pois o dela é a carvão; de um andador, e de muitas outras coisas. Dona Maria do Carmo disse que há dias que quer cortar o cabelo e não consegue, pois seu filho não encontrou ninguém que se disponha a ir até sua casa cortar o cabelo dela.

Ela janta sempre a mesma coisa: café com pão. Muitas vezes não almoça, fica com fome, pois quando está só, não pode se locomover, ficando parada na parece. O almoço, feito no fogão a carvão, é o filho que prepara. “Meu filho me ajuda quando está sem beber, quando está bebendo aí as coisas são ainda pior”, disse ela.

Quem puder colaborar com a senhora Maria do Carmo fazendo alguma doação pode entrar em contato com a agente de saúde Vandinês Leite, pelo  telefone 99640-1962, que tem feito grandes esforços no sentido de colaborar com a idosa.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário