Foto: Folha Patoense
Compartilhe!
Açude do Jatobá na manhã desta terça, 20. (Foto: Folha Patoense)

O Açude do Jatobá, em Patos, que se encontrava totalmente seco, amanheceu com água na última segunda-feira, 19. O problema é que as tentativas para que o açude fosse limpo infelizmente não tiveram êxito na prática e o desassoreamento ainda não aconteceu no leito do manancial. O açude do Jatobá tem capacidade hídrica de  17.516.000 m³ d’água.

O prefeito Dinaldo Filho (PSDB) foi até o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e solicitou através de ofício para que fosse feito uma limpeza e não teve o pleito atendimento. No dia 5 de janeiro deste ano, o presidente da Câmara  de Patos, vereador Sales Junior (PRB), se encontrou com coordenador substituto do DNOCS, na Paraíba, Dr° Francisco Mariano da Silva, e também solicitou o desassoreamento que ficou para acontecer dentro de um prazo de 45 a 50 dias, o tempo necessário para que a licitação fosse terminada, mas nada foi resolvido.

O popular Zezão da Boiadeira procurou o portal Patosonline.com em 1º de dezembro do ano passado pedindo providências em relação ao Jatobá e não obteve sucesso. Ele reside no bairro Nova Conquista, próximo ao açude.

Com as chuvas caídas recentemente na área do Açude do Jatobá se tornou mais complicado a realização de uma limpeza melhor e mais apurada. A intenção é que o leito do manancial seja aprofundado para que consiga mais capacidade de acumular um maior volume de água.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário