Compartilhe!
29855582 2127845623899273 474851346 n
Aparecida Araújo com seu filho Pedro Lucas, de 7 anos.

A Câmara Municipal de Patos realiza na próxima segunda-feira, dia 2 de abril, às 19 horas, a audiência pública Autismo – Uma realidade cada vez mais presente, solicitada pela vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB), que lembrou que o dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Autismo é um distúrbio neurológico que compromete a comunicação verbal e ocasiona comportamentos repetitivos.

O evento contará com a presença do deputado estadual Bruno Cunha Lima (PSDB), autor da lei que inclui o autismo como atendimento prioritário e que entrou em vigor há pouco tempo. Todos os comércios e instituições terão que se adequar à nova lei. “Estamos convidando todas as pessoas de Patos que têm familiares com autismo e que deseja saber mais sobre o assunto. Já convidamos as turmas de Psicologia e de Pedagogia das Faculdades Integradas de Patos (FIP) para participarem também, pois é necessário discutir mais sobre o assunto, falar sobre inclusão, questões de saúde e sobre o que está acontecendo aqui em Patos, pois está tendo muito descaso com pessoas autistas”, disse a bancária e jornalista Aparecida Araújo, que é mãe de um filho autista.

29745848 2127846063899229 1229188161 n
Elizangela Corsino com seu filho João Victor

Aparecida e outras mães chamam atenção para vários problemas, entre eles a falta de cuidadores nas escolas. Ela diz que o evento será o momento para se cobrar ações por parte do poder público. “Nesta audiência teremos a participação da fonoaudióloga Nara, teremos a palavra de pais que irão cobrar ações por parte do município, iremos relatar problemas com relação ao atendimento no Centro Especializado de Reabilitação (CER), com a falta de cuidadores nas escolas, enfim. Tivemos problemas esse ano, pois afastaram o pessoal do CER e as crianças ficaram sem atendimento. São muitas questões e vamos aproveitar a oportunidade pra cobrar do município uma solução”, relatou a bancária.

Neste domingo, 01/04, haverá um piquenique na Praça Getúlio Vargas, próximo ao Hotel JK, no centro da cidade, com pais, mães e filhos para tratar sobre o assunto. “Estaremos vestidos de azul e levaremos brinquedos para as crianças. Será uma festa contra o preconceito com a pessoa autista”, acrescentou a mãe do pequeno Pedro Lucas. Até camisetas foram confeccionadas com a seguinte frase: “Não há nada mais deficiente que o preconceito. Não há nada mais eficiente que o amor”.

Em Patos já existe um grupo de pais de filhos autistas que se reúnem frequentemente para trocarem experiências sobre seus filhos e lutaram contra o preconceito.

As fotos abaixo que ilustram essa matéria são de pais e mães dedicados aos seus filhos autistas e que perseveram na luta contra o preconceito.

 

 

Folha Patoense – folhapaoense@gmail.com – 99974-0076

 

Deixe seu comentário