Compartilhe!

Aconteceu nesta quinta-feira 06, no auditório Master das Faculdades Integradas de Patos (FIP), reunião ordinária da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, com presença de gerentes regionais e secretários municípios de saúde dos municípios que compõem a 3ª e 4ª regiões de saúde (89 municípios). O objetivo da reunião foi tratar com o Estado o fluxo de atendimento dos usuários do Hospital do Bem, recém inaugurado na cidade de Patos pelo governador Ricardo Coutinho, e que irá oferecer serviços de oncologia para o Sertão, Alto Sertão, não somente da Paraíba, mas de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Além de secretários, foram convidados coordenadores de marcação dos municípios, Ministério Público, residentes de Medicina e alunos de Enfermagem. Selda Gomes, Gerente Executiva de Regulação da SES – Secretaria de Estado da Saúde falou sobre a padronização do fluxo de acesso aos serviços da unidade de tratamento oncológico de Patos, protocolos a serem seguidos, visando organizar a entrada desses usuários na unidade de alta omplexidade, e com isso evitar filas, que ele seja atendido com dia e hora marcados, garantir-lhe a qualiade e3 conforto necessários.

Recursos

1536322879Inicialmente o Hospital do Bem funcionará com recursos próprios. Mesmo não tendo sido ainda habilitada pelo Ministério da Saúde, já começou ontem atender a demanda da região. “A gestão municipal de saúde vai encaminhar para a central de regulação do Estado a relação com os nomes dos usuários que se encaixam nos critérios clínicos de tratamento da unidade. Por não ser ainda habilitado o Hospital do Bem não recebe recursos do SUS. Ele vai produzir atendimento ao público, vamos informar ao MS”, explicou Sedma.

O gerente da 6ª GRS, José leudo de Farias, sobre o encontro desta quinta-feira, enfatizou que o Estado quer apresentar ao máximo de pessoas o processo de regulação, desde o processo de agendamento, passando pelo atendimento de consulta e tratamento. Disse que serão feitas campanhas educativas para que a população se sinta segura e saiba como proceder para fazer uso dos serviços.

O Hospital do Bem atenderá prioritariamente o câncer de mama, próstata, colo de utero e pele, seguindo estudos realizados pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, que apontam serem esses predominantes em números de casos na região sertaneja. O estudo diz que a demanda pelo serviço de oncologia no Sertão é 340 pessoas.

“Precisamos conhecer quem são esses usuários na rede SUS e que a gestão municipal faça a busca, cadastre, acompanhe, ofereça apoio a eles. Enfatizou Selda. A diretora do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, Liliane Sena, falou da estrutura do Hospital do Bem, da equipe à disposição dos usuários e reforço que o atendimente não será por fila, e sim pela classificação de risco.

O Hospital do Bem terá atendimento eletivo, ou seja, por agendamento, onde o usuário irá sabendo dia e hora a sere recebido pela equipe de plantão. A previsão inicial é que sejam ofertadas 600 cirurgias ano e 5300 quimioterapias.

pbnoticias.com

Deixe seu comentário