Compartilhe!

BAIXARIA!

Esse é o único adjetivo que pode ser usado, para definir a reunião convocada pela Câmara Municipal de Patos, na noite desta quarta-feira, 17, onde estiveram presentes, além dos vereadores, o prefeito interino, Bonifácio Rocha (PPS) e os representantes dos comerciantes do mercado da carne, da cidade de Patos.

Esta semana, a reclamação de que o abate das reses, não foi autorizado pela direção do matadouro municipal, no feriado de 12 de outubro, o que acabou provocando o apodrecimento de parte da mercadoria, ganhou às redes sociais, e acabou sensibilizando o vereador Goia (PV), que pediu à casa que convocasse o prefeito interino, para debater as problemáticas do mercado da carne, e este assunto, em particular.

camra2
Vereador Sales Júnior abrindo a sessão

Atendendo ao chamamento da casa de Juvenal Lúcio de Sousa, o prefeito Bonifácio Rocha, juntamente com o secretário da pasta, Eduardo Rabai, prontificou-se em ouvir os reclames dos marchantes, para poder avaliar os pleitos e encontrar uma solução para os problemas, estando os dois, na hora e local marcados.

A reunião, que foi aberta pelo presidente Sales Junior (PRB), transcorria normalmente, até que a palavra foi concedida ao vereador Gordo da Sucata (PV), que em tom desaforado, atacou verbal e moralmente, o prefeito de Patos, utilizando-se de um discurso cheio de ódio, floreado de expressões agressivas.

O vereador, visivelmente desequilibrado, chegou a atirar ao chão, um calhamaço de papel, que retirou do bolso, dizendo que solicitou uma ambulância da prefeitura, mas que esta não lhe foi concedida, porque estava sem combustível e que a culpa da deficiência da saúde era do gestor, desvirtuando o real motivo de estarem ali.

camra3
Vereador Gordo da Sucata

A cena, chocou os presentes, que lotavam o plenário da Câmara de Vereadores, fazendo com que o prefeito se retirasse da sala, acompanhado de seus assessores, o que acabou frustrando os marchantes que ficaram sem as respostas devidas, numa má conduta provocada pelos próprios vereadores.

O marchante, João Monteiro dos Santos, que falou em nome da categoria, disse que saiu da reunião insatisfeito e que estava ali para resolver um problema; ele condenou a atitude do vereador que fugiu do assunto, tumultuado a reunião e provocando a sua suspensão.

marchante
Marchantes ficaram frustrados

“Viemos aqui para solucionar um problema, juntamente com o poder público, sobre o que aconteceu no final de semana. Então, quando estávamos expondo as nossas falas, um cidadão vem, o vereador Gordo, foge do assunto e tumultua a reunião; tempo perdido mais uma vez para a gente, que não tem nenhuma solução; é isso que nós queremos cobrar, que essa comissão que foi tirada dos marchantes, se reúna novamente com prefeito, para nós conversarmos, já que nós saímos daqui sem nenhuma resposta”, solicitou o comerciante.

João Monteiro disse, ainda, que lamenta o que aconteceu, principalmente, por culpa dos vereadores que tiraram proveito, dos que estavam presentes, para badernar.

“Gostaria de deixar bem claro que, quem acabou a assembleia não fomos nós, comerciantes de carne; e, sim, as pessoas que usaram a palavra e fugiram do assunto”, declarou João Monteiro.

COMISSÃO DE COMERCIANTES DO MERCADO DA CARNE SERÁ RECEBIDA PELO PREFEITO

Na saída da reunião, o de prefeito Bonifácio Rocha, garantiu que vai receber uma comissão, formada por representantes da categoria, em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira, dia 18, para repassar de forma legítima, a posição da prefeitura diante do episódio; além das medidas emergenciais que serão tomadas, para resolver os problemas do mercado da carne e do matadouro municipal, fato confirmado pelo procurador do município, Jonas Guedes.

“Essa fala de agressividade fez com que acabasse, realmente a reunião; eu acho que nós não estamos preparados para receber esse tipo de ataque, por parte de um vereador que deve todo o seu respeito ao prefeito, pois foi ele quem chamou o prefeito aqui e o prefeito teve a boa vontade de conversar com os marchantes e a população; nós estamos, agora, com o posicionamento de conversar com os marchantes, para resolver os problemas; ouvimos a anotamos, e a partir de agora vamos sentar com eles e tentar solucionar”, finalizou, o procurador.

Deixe seu comentário