Compartilhe!

Carta da Pastoral da Pessoa Idosa a todas as pessoas idosas do Brasil

23 de março de 2020

A Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa quer chegar a todas as pessoas idosas do Brasil, em especial às que são acompanhadas pelos voluntários dessa Pastoral.

Amados e amadas irmãs e irmãos em Cristo Jesus. Nestes momentos difíceis pelos quais estamos passando, – a luta contra o coronavírus – não só aqui no Brasil, mas em todos os continentes, atingindo a toda a humanidade, queremos estar aí próximos a cada um e cada uma de vocês.

A Pastoral da Pessoa Idosa, Organismo vinculado à CNBB — Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tem como missão principal a VISITA DOMICILIAR às pessoas idosas, dando uma atenção muito especial às que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. E embora seja uma Pastoral da Igreja Católica, tem como princípio acolher a todas as pessoas idosas, independente de seu credo religioso. E vem fazendo isso há 15 anos. Já está presente em todos os Estados do Brasil e acompanha mensalmente a mais de 150 mil pessoas idosas, através de seus 25 mil voluntários.

Preocupa-nos imensamente imaginar que neste tempo de reclusão social em função de se proteger contra o coronavírus, muitas pessoas idosas possam estar sentindo-se só, sem a presença costumeira dos líderes da Pastoral da Pessoa Idosa. O isolamento neste momento crucial é fundamental para evitar que o vírus se espalhe. E é por isso que até que a situação se normalize, a Pastoral suspendeu as visitas domiciliares.

Contudo, queridas idosas e idosos, queremos nos fazer bem próximos à cada um de vocês, com nossas preces, com nosso afeto, dizer-lhes que mais do que nunca vocês são lembrados por nós. Não deixe a solidão e a sensação de abandono tomar conta de você. Sinta que a cada momento alguém está lembrando de você, orando por você, intercedendo a Deus por você.

É muito importante que nesse momento todos permaneçamos em casa para evitar o contágio. Mas certamente se apresentarão situações que todos iremos necessitar de alguém que nos ajude. Por isso queridos familiares, se vocês tiverem uma pessoa idosa perto ou longe, não deixe de lhe dar uma atenção e verificar se está precisando de algo.

Igualmente os vizinhos, ou seja, cada um de nós, olhemos ao nosso redor para saber se ali perto vive alguma pessoa idosa que esteja só. Ela pode estar precisando de alguém que vá até a farmácia ou à feira ou supermercado, A solidariedade fará bem todos. Sempre tomando os devidos cuidados já bem difundidos pelos serviços sanitários.

E tão logo a situação se normalizar, retomaremos nossas atividades fazendo as visitas domiciliares, tão caras à esta pastoral. Com nosso abraço cheio de afeto e de ternura, embora neste momento seja na forma virtual.

Ir. Maria Lúcia Rodrigues
Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa

Dom José Antônio Peruzzo
Arcebispo de Curitiba
Presidente da Pastoral da Pessoa Idosa

Carta Pastoral PDF

Deixe seu comentário