Compartilhe!

Na noite desta quinta-feira (07), deu entrada na Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos, a primeira gestante testada positivo para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com informações colhidas pela reportagem do Portal 40 Graus, a gestante chegou com sintomas gripais e a direção resolveu encaminhá-la para fazer teste rápido realizado no Hospital Regional de Patos, dando positivo para Covid-19.

Logo após ao retornar à Maternidade, ela foi colocada em isolamento para posteriormente passar por transferência, já que a Maternidade de Patos não é referência para tratamento de pacientes com a doença, sendo necessário recambia-la para outro centro.

De acordo com o diretor da Maternidade, Umberto Marinho Junior, foi feita uma tomografia na gestante que está com 38 semanas de gestação, bem como colhida secreção nas narinas e orofaringe para realização de teste SWAB, exame mais aprofundado que é remetido ao Lacen-PB na Capital.

“A paciente não está em trabalho de parto, mas fizemos exames iniciais e orientamos que ela passasse por outros exames para constatação ou não da Covid-19. Vamos aguardar o SWAB, mas o caso é bastante sugestivo para Covid-19”, disse ele.

Umberto informou que a Maternidade conseguiu transferência da paciente para a Maternidade Frei Damião na Capital ainda para esta manhã.

A paciente, que é natural de Patos, não apresenta sintomas mais graves da doença, mesmo assim, a orientação por ser uma gestante, é recambia-la para internação em outro centro.

A Maternidade de Patos tem apenas um leito de isolamento para medida preventiva, e casos positivados devem ser recambiados para a Capital.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário