Compartilhe!

Todos os profissionais que atuam no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, exceto os que já positivaram para o Covid-19, deverão se submeter ao teste rápido que detecta os níveis de IgG e IgM. A testagem em massa de profissionais da unidade começou nesta quarta-feira (01) e deve se estender até o próximo dia 17, quando todos os 799 profissionais do Complexo tiverem feito o teste.

Os exames estão sendo realizado pelo Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica e é direcionado para as equipes diurnas e noturnas, obedecendo um calendário setorial, a fim de evitar aglomerações e filas no procedimento. Neste primeiro dia de aplicação dos testes foram convocados a comparecer os profissionais que atuam no setor de compras, cozinha, higienização, manutenção, classificação de risco, área verde e os médicos plantonistas do dia.

A diretora geral da unidade, Liliane Sena, explica que o objetivo da testagem em massa é identificar novos focos de transmissão da Covid-19 entre os trabalhadores e assim assegurar uma melhor assistência preventiva para os profissionais do Complexo e ainda mais segurança para a população assistida. Ela reitera que a testagem rápida é direcionada para àqueles que não positivaram para o Covid. “Fizemos um agendamento por setor de maneira a evitar aglomeração e longa espera e será feito de acordo com quem está de plantão no momento para que o profissional não precise sair de casa para fazer o teste. Devido a quantidade de profissionais que temos, a previsão é que a gente leve de 10 a 15 dias para testar todos, incluindo os efetivos que só vêm ao hospital uma vez na semana”, afirma Liliane.

O teste em massa não será rotina na unidade. “É importante salientar que seguimos orientação da Secretaria de Saúde, realizado a testagem em massa em um único momento. Depois, ficaremos testando apenas os sintomáticos respiratórios como já vínhamos fazendo”, destaca Liliane. Os exames estão sendo realizados no local onde funcionava o antigo Guarda volume da unidade, durante o dia, das 14h às 19h, e com a equipe noturna, das 19h às 23h. Psicólogos, Assistentes Sociais, Farmacêuticos, Nutricionistas, Fisioterapeutas e Técnicos de Imobilização serão testados nos dias de plantão, enquanto que os profissionais do setor Covid farão o teste no próprio setor de isolamento, junto ao serviço de epidemiologia.

Assessoria

Deixe seu comentário