Compartilhe!

Natural da cidade de Patos, interior da Paraíba, o artista visual e professor Junior Misaki foi congratulado pelo Prêmio Maria Pimentel, na chamada estadual da lei Aldir Blanc, por seu primeiro livro infantil “Clarice e a Andorinha” lançado em 2020, no período da pandemia, uma premiação relevante da literatura que agraciou também outros escritores paraibanos.

O livro que já virou tema de formações e momentos literários em várias instituições de ensino de educação básica na Paraíba e em outros estados narra à história da menina Clarice, que ajuda uma Andorinha para voltar ao seu lar, onde o animal diz que foi adotado por duas mães passarinhas após ser abandonado na floresta em uma noite chuvosa por seus pais biológicos, na qual a menina reconhece o respeito e carinho existente nessa família não tradicional.

“A obra foi inspirada na história de muitos dos meus alunos, na qual muitos não são de família tradicional. Ter uma protagonista preta também é uma forma de quebrar paradigmas para protagonistas brancas e loiras, e a escolha do passarinho para desenvolver a história vem da simbologia do ninho, que reflete proteção e cuidado para unir ao conceito de família”, explicou o autor.

Em 2020 o artista concluiu o seu mestrado em Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que desenvolveu um produto didático para professores de Arte, intitulado “Quadrinizando nas aulas de Arte: de Professor para Professor” fruto de uma pesquisa de mais de dois anos, sobre o uso das histórias em quadrinhos para sala de aula, com previsão de lançamento ainda neste primeiro semestre de 2021.

Clarice e a Andorinha já está disponível na livraria Nobel, na cidade de Patos, na sessão de autores sertanejos. O livro tem sido elogiado por educadores, psicólogos, pais e jornalistas, pela sua temática e linguagem livre para todos os públicos. O livro foi escrito e ilustrado pelo artista patoense.

A obra também ganhou uma trilha sonora composta e cantada pela musicista Saiô, que está disponível no YouYube, através do seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=8vgmN3xxWIc

Assessoria

Deixe seu comentário