Compartilhe!

No final da próxima madrugada ocorrerá um fenômeno astronômico que não é visto há mais de dois anos na Paraíba: um eclipse parcial da Lua.

Um eclipse lunar ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados no espaço. Nesse momento, a Lua passa pela sombra da Terra e por isso tem sua superfície, ou parte dela, escurecida por essa sombra.

image.png
O eclipse parcial ocorre quando a Lua é parcialmente encoberta pela sombra da Terra – Fonte: timeanddate.com

Este não será um eclipse total, mas por muito pouco. Quando atingir seu máximo, a Lua estará 99% encoberta pela sombra da Terra. O período de parcialidade deve durar 3 horas e 28 minutos, o que faz desse fenômeno o mais longo eclipse parcial dos últimos 580 anos.

Mas aqui da Paraíba só será possível ver uma parte dele. A partir das 4:18 da manhã a Lua começa a entrar na sombra da Terra. Só que ela deve se pôr por volta das 5h, antes do eclipse atingir sua máxima.

Para observar este eclipse, será preciso acordar cedo, procurar um local com boa visibilidade para o horizonte oeste e torcer para o tempo não atrapalhar. Ele poderá ser visto a olho nu, mas uma visualização por telescópio ou binóculo pode melhorar a experiência.

O último eclipse visto na Paraíba foi em julho de 2019 e o próximo será um eclipse total da Lua, que poderá ser visto de todo o Brasil na noite entre 15 e 16 de maio de 2022.
Marcelo Zurita – (83) 99926-1152
APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
SAB – Sociedade Astronômica Brasileira
Deixe seu comentário