Início Locais Pela 3ª vez, professora de Itaporanga acerta tema da redação do ENEM

Pela 3ª vez, professora de Itaporanga acerta tema da redação do ENEM

A professora de língua portuguesa Maria de Fátima Caiana, da cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó, comemorou em suas redes sociais o feito de ter acertado pela terceira vez o tema da redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A temática da dissertação deste ano foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania”.

O tema foi trabalhado em aulões de véspera com os alunos do cursinho preparatório Conexão. Para trazer a proposta, a docente destacou o período de pandemia da Covid-19 no Brasil, no qual foi verificado que muitos brasileiros não tinham registros para receber o Auxílio Emergencial, benefício dado pelo Governo Federal.

Em vídeo-aula, a educadora chamou a atenção dos alunos para que examinassem com cautela o material impresso e que fizessem um debate pautado na invisibilidade de parte da sociedade brasileira que tem sua dignidade humana mutilada por não possuírem documentos. Lembrou ainda que falassem sobre a segregação social e o não cumprimento dos direitos humanos.

Para os coordenadores do cursinho, os professores Claiton e Neidinha, as perspectivas para a meta do projeto Maior que 900 aumentaram. Segundo eles, a novidade deste ano foi a implantação da monitoria que, com um atendimento individualizado, potencializou também o alcance das metas.

Maria de Fátima, além de ensinar redação no preparatório, também integra a rede pública de ensino do município itaporanguense. Ela já acertou os temas de redação de outras duas edições: 2020 e 2018.

Assista ao vídeo da aula

Diamante Online

Print Friendly, PDF & Email
Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o portal Folha Patoense não publicará os comentários dos leitores. Voltaremos ao normal logo após o período eleitoral.